Veja informações sobre a festa de comemoração do 4o aniversário da CSA – Demétria – ocorrido no último dia 06 de junho

No último dia 6 de junho foi comemorado com muita alegria o 4o aniversário da CSA-Demétria, em Botucatu-SP.
Foi um dia muito especial, com uma programação agradável que envolveu atividades na horta na qual todos os co-agricultores presentes foram convidados a ajudar na montagem do novo sistema de irrigação da horta (gotejamento). Capitaneados pelo Marcelo Veríssimo (agricultor) todos puseram a mão na massa, inclusive as crianças, ajudando a esticar as mangueiras, deixando-as bem alinhadas sobre os canteiros.
Depois tivemos um saboroso e nutritivo almoço comunitário preparado por cada participante e colocado em comum para que todos pudessem saborear. E é claro que havia uma deliciosa salada com vegetais fresquinhos colhidos diretamente na horta momentos antes.
Logo após o almoço, fizemos uma roda de conversa com todos os presentes, na qual o Hermann Pohlmann juntamente com o Carlos Lira e Marcelo Veríssimo relembraram os primeiros momentos da fundação da CSA-Demétria: os primeiros pensamentos, as primeiras reuniões de divulgação da ideia, a definição das cotas (variedades e valor das contribuições dos cotistas), as primeiras entregas, as primeiras dificuldades e alegrias!
Momento de nostalgia!!!
Marcelo Veríssimo falou sobre o início, sobre as dificuldades e conquistas desses 4 anos. Lembrou do momento em que resolveu comunicar, no final do primeiro ano de funcionamento, que não iria mais participar da CSA-Demétria como agricultor. E contou como foi convencido a continuar…
Foi relembrado pelos presentes também a abertura do primeiro depósito fora da Demétria, vinculado a este CSA: foi em São Paulo, na Granja Julieta, próximo da feira biodinâmica na qual o Marcelo participa como feirante até os dias de hoje. Esse depósito ainda funciona, tendo como anfitrião o Adolfo que com dedicação continua indo até a feira semanalmente pegar os produtos dos cotistas que participam do depósito por lá e levando até sua casa, local onde os cotistas retiram seus respectivos produtos.
Depois foi lembrado também sobre os demais depósitos que surgiram: em Bauru, Ourinhos, Timbó, Cynthia, Giramundo, na Loja do Marcelo e mais recentemente os depósitos de São Paulo (Pinheiros, Itaim (Fidalga) e Vila Mariana (VP)).
Com tudo isso, hoje somos cerca de 400 famílias na CSA Demétria, com mais de 500 cotas sendo entregues semanalmente. Isso faz com que os alimentos cultivados na horta cheguem a cerca de 1200 pessoas nas cidades nas quais estão os depósitos citados.
Cláudia Vivacqua também trouxe a lembrança sobre a importância da CSA-Demétria para o impulso da CSA no Brasil, pois é a partir dessa experiência vivenciada na CSA Demétria que o Curso de Formação em CSA foi estruturado e hoje é uma realidade!
Enfim, muita vida a celebrar e muita gratidão nesse aniversário!
Continuemos sendo estes artesãos e esculpindo essa escultura social em constante transformação!
Parabéns a todos que apoiam, participam e acima de tudo DESFRUTAM dessa Comunidade que Sustenta a Agricultura na Demétria!

Compartilhe:

Mais postagens da CSA Brasil