VI formação em CSA

da cultura do preço para a cultura do apreço

SAIBA MAIS   INSCREVA-SE

 

 

CSA é um caminho que proporciona mais sustentabilidade
De que forma se pode nos dias atuais, apesar de uma economia de mercado globalizada, manter-se uma agricultura familiar e diversificada, uma agricultura que produz alimentos frescos e saudáveis e ao mesmo tempo protege e cuida da natureza e da cultura de suas paisagens?
saiba como
O conceito de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura ( Community Supported Agriculture) denominada CSA, nos apresenta uma prática de sucesso para um desenvolvimento agrário sustentável e o escoamento de produtos orgânicos de uma forma direta ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem produz e quem consome os produtos.

CSA é um modelo de um trabalho conjunto entre produtores de alimentos orgânicos e consumidores: um grupo fixo de consumidores se compromete por um ano (em geral) a cobrir o orçamento anual da produção agrícola. Em contrapartida os consumidores recebem os alimentos produzidos pelo sitio ou fazenda sem outros custos adicionais. Desta forma o produtor sem a pressão do mercado e do preço, pode se dedicar de forma livre a sua produção. E os consumidores recebem produtos de qualidade, sabendo quem os produz e aonde são produzidos.

CSA, uma Comunidade que Sustenta a Agricultura oferece uma nova forma de economia em uma atuação conjunta com agricultores ativos e agricultores passivos, para a produção de alimentos. Uma nova forma que oferece vantagens para a terra, plantas, animais e o homem. Nos últimos anos o conceito da CSA despertou grande interesse nos âmbitos de desenvolvimento regional, alimento e agricultura orgânica. Em 2011 no Forum Mundial de Porto Alegre, o conceito da CSA foi apresentado como um dos favoritos com grande potencial de futuro.

CSA BRASIL começou o seu trabalho no ano de 2011 com a meta de proteger as pequenas estruturas agrícolas através da formação de sítios da CSA em diferentes localidades. E para contribuir de forma efetiva com a melhora da situação alimentar de crianças e adultos. No Brasil existem hoje projetos em vários Estados. Você pode se informar mais sobre Associação CSA BRASIL.

Você é consumidor?
Por que você compra os seus alimentos no supermercado?  Você não sabe que o produtor ganha muito pouco por estes produtos maravilhosos?  Procure um produtor perto de você, e busque mais gente para criar um projeto de uma comunidade que sustenta a agricultura.  Você vai receber produtos saudáveis, orgânicos, mais frescos direto do seu amigo produtor. Assim você estará salvando a si mesmo, a sua família, a agricultura, o meio ambiente e o futuro da agricultura familiar com respeito e responsabilidade.
Você é produtor?
Por que você vende para o mercado se não pode concorrer com os supermercados? Procure pessoas que gostem de você e do seu trabalho, que vão sustentar a sua produção.  Tenha um papel importante alimentando estas famílias. Você como produtor, que não usa agrotóxico, que salva o meio ambiente,  considerado um artista no campo no seu local de trabalho, sim você cura as pessoas! Por que você não pode ser remunerado como um medico?  Inicie a sua [r]evolução, associe-se ao CSA, uma comunidade que sustenta a agricultura.

          Aprenda como formar ou fazer parte de uma CSA em nossos cursos!

 

 

A SUA DOAÇÃO FAZ A DIFERENÇA!

Apoie o CSA BRASIL diretamente de modo seguro e prático!

DOAR

 

Projetos

Sem a cooperação do consumidor, a agricultura familiar não tem futuro. Ela é condicionada por baixos salários, uma pequena valorização de seu trabalho, além de falta de mão de obra e migração da juventude para as cidades.
Aqui entra o CSA e cria modelos baseados na agricultura ecológica para transformar a situação do agricultor.
– Assim nasceu um primeiro modelo com, atualmente, 400 famílias participantes que apoiam as famílias produtoras.
– Diferentes modelos estão na fase de reestruturação: de convencionais para ecológicos e transformação de um modelo de comércio convencional para coletivo.
– As iniciativas estão se propagando e hoje o CSA orienta iniciativas no Brasil inteiro.
– Um primeiro projeto com uma comunidade indígena está em andamento e deve reviver sua cultura e integração.
Desde 2011, o CSA coloca seu primeiro modelo de CSA como um exemplo prático. Na formação de 4 dias, os agricultores interessados e consumidores ativos podem estudar todos os passos para a criação de uma agricultura coletiva. Ao lado de uma orientação prática no campo, todas as tarefas administrativas são transmitidas.
– Nesta Formação, as seguintes questões estão em primeiro plano:
Como criar um CSA, o que é CSA ?
Quantas pessoas nós precisamos para começar um CSA?
Qual o tamanho da área necessária?
Como planejar a diversidade no campo? Como calcular os custos do projeto?

→ Informações para a Formação são encontradas aqui.

O lugar ideal para um ambiente educativo é uma fazenda/sitio. Ela deveria ser reconstruída e redesenhada para ser um “Ambiente completo” e ao mesmo tempo alimentar a vida e as pessoas que lá trabalham. Aqui o conceito de agricultura apoiada pela comunidade fornece um ambiente de aprendizagem ideal para crianças e adultos. É uma comunidade de pessoas que trabalham e que querem criar um agricultura e uma cultura alimentar sustentável e diversificada.
Este projeto apoiado pela CSA BRASIL:
– Assegura o acesso à atividades com sentido e alimentos saudáveis para adultos e crianças.
– Previne a desnutrição
– Leva às crianças temas como alimentação saudável, manuseio com a natureza e proteção ambiental e garante a saúde das crianças.
– Integra professores e pais com a agricultura.
O princípio da agricultura apoiada pela Comunidade é transmitido na “economia do CSA” em outras áreas de produção. Assim, diferentes comunidades de CSA se unem como uma grande comunidade para, por exemplo, dar suporte à um produtor de café. O CSA BRASIL assume, neste caso, o trabalho de integração da rede.

No projeto “CSA-Saúde”, o CSA BRASIL concentra-se, em colaboração com nutricionistas competentes, na composição equilibrada dos alimentos nas Comunidades CSA. Para este fim, são emitidos boletins mensais com informações sobre plantas há muito tempo esquecidas, receitas, hábitos alimentares e muito mais.

Existem mais de 60 iniciativas de CSA no Brasil

procure o mais próximo de você e entre em contato!

CSA NO BRASIL    CSA NO MUNDO

 

 

 

Colaboradores

 

Contato

Nome

E-mail

Cidade

Sua mensagem

CSA BRASIL

Caro visitante,
Caso queria fazer parte de um CSA, sugerimos que verifique primeiro na lista de “CSAs no Brasil” se existe um CSA na sua região e entre em contato direto com este CSA. Caso não exista, receberemos sua mensagem com alegria e com motivação para a abertura de um.

Se você tiver outra pergunta ou questão, você está no lugar certo. Favor deixar seu recado aqui!

Gratos!
 

Associação Comunitária CSA Brasil

Wagner Santos
contato@csabrasil.org

Associação Comunitária CSA Brasil

CSA BRASIL é uma organização sem fins lucrativos que constrói, como modelos, projetos agrícolas baseados na comunidade, nos quais os agricultores podem se orientar para garantir um futuro a pequenos empreendimentos agrícolas. O CSA BRASIL também acompanha e supervisiona estes projetos em forma de rede, que já se espalhou por todo o Brasil.
O objetivo é, ao contrário de uma monocultura, desenvolver uma diversidade na agricultura na qual as fazendas e seus trabalhadores tem garantida uma renda equilibrada, sólida e são apoiados no processo de transição para uma agricultura ecológica.
A agricultura familiar está ameaçada de desaparecer. O CSA garante essa forma de agricultura e cria uma entrada para pessoas da cidade para o campo. Crianças e jovens ganham em especial nesta interação.
Assim surge a cooperação entre fazendas CSA e escolas, professores e pais. Essa cooperação reflete em especial na saúde das famílias e melhora a alimentação de adultos e crianças. A criação do CSA BRASIL foi apoiada pelo Ministério da Agricultura. Além disso, também é apoiado por doações e taxas de associação. O CSA BRASIL é representado na rede Urgenci internacional.